Você já deve ter ouvido falar de diversas plataformas de análises de sites… e realmente são várias disponíveis na internet. Mas uma gratuita e poderosa, que lhe dará um norte para melhorar o desempenho do seu negócio é o Google Analytics.
É nela que terá informações importantíssimas sobre seus clientes, o tráfego do site, a taxa de rejeição, dispositivos que mais acessam o seu site etc. Com o GA, você terá muitas informações e dados relevantes extremamente úteis sobre o comportamento do seu público-alvo.
Abaixo, confira como o Google Analytics tem que ter uma atenção especial por parte do empresário ou da empresa de marketing que cuida dos seus negócios no mundo virtual.
Por que o Google Analytics é tão importante?
Antes de você conhecer às principais maneiras de utilizar o Google Analytics na empresa, vamos dar uma olhada o porquê essa ferramenta e tão importante nos dias de hoje.
O Google Analytics é uma tecnologia moderna usada atualmente por mais de 32 milhões de sites. Foi desenvolvido para ajudar os profissionais de marketing a aumentar seus negócios e conquistar novos clientes, sem falar que é uma ferramenta de análise gratuita e completa.
O Google Analytics é um serviço que tem a melhor classificação dentre as ferramentas de análises disponibilizadas na internet. Pois oferece estatísticas do site, rastreamento, relatórios que nos permitem promover análises de receita de anúncios, tráfego, SEO, engajamento, geolocalização dos acessos etc. Estas métricas, podemos utilizar para executar diversos serviços como melhorias na campanha, adequações e otimizações para aumentar a performance e o desempenho do site.
Se configurado corretamente, permitir também o acompanhamento dos clientes, de onde eles vêm e quais páginas eles usam com maior frequência.
Dito isso, não tem como dizer que o GA é uma ferramenta realmente poderosa e popular para aumentar seu público e o básico já nos permite informações importantíssimas como:
- Saiba de onde vêm os clientes – conheça o tráfego de referência e de onde vêm os seus consumidores para você determinar se necessita desenvolver uma otimização para smartfone.
- Confira em qual região de determinado país o site é mais acessado – Estes dados são uteis para otimizar e adaptar o site as necessidades dos usuários, além de poder estudar estratégias de marketing por regiões pois cada visitante é diferente em sua região e, portanto, cada um deles precisa de uma abordagem individual e de um segmento direcionado. Esses relatórios informam se o seu serviço ou produto é relevante para o público-alvo que o acessa.
- Integração com as outras Plataformas – Para ter informações importantes a integração com o Google ADS e o Google Search Console se faz necessário. Desta forma Analytics também pode ser útil nas estatísticas de conversão mostrando quantas pessoas estão realmente comprando através do seu site e qual o caminho percorreram para efetuar a compra.
- Utilização para reemarketing – Quando utilizado por especialista, é possível determinar estratégias para fazer com que os visitantes existentes retorne para fazer uma nova compra, já que sabemos que é mais fácil, convencer um comprador a comprar novamente do que um potencial cliente que nunca comprou, a efetuar uma compra pela primeira vez.
- Saiba se seu potencial cliente sai com rapidez do site – A velocidade do site é muito importante pois este pode ser um divisor entre o sucesso da venda ou não. Com isso, na aba “Taxa de Rejeição” terá essa informação e com ela, poderá determinar se a otimização e o conteúdo estão tendo uma boa performance ou não.
- Utilize o Analytics para determinar um conteúdo para o site – Sabemos que um bom conteúdo e importantíssimo para aumentar a popularidade e atrair novos clientes. Através de assuntos relevantes e de valor para o site, se faz necessário a inclusão de infográficos afim de tornar as páginas mais informativas para prender a atenção do leitor e diminuir a taxa de rejeição.
- Saiba quais campanhas lhe trazem mais resultados – Através desta ferramenta, podemos conferir quais campanhas está entregando mais e convertendo mais com menos. Pois quando integrada ao Facebook e Google ADS é possível extrair relatórios para estudos e alinhar melhores estratégias de posicionamentos nas plataformas integradas.
Depois de citado um pouco sobre o Google Analytics, vemos que não tem como ter um site e não utilizar deste importante e poderosa ferramenta. Quando utilizada corretamente, se abre um leque de potenciais estratégias para alavancar qualquer tipo de negócio, seja de produto ou serviço o seu site não será um grão de areia perdido no deserto.