Olha só, como já digo a diversos clientes: “Se você pode investir em ambas, estará abrindo diversas possibilidades de aparecer para quem busca na Rede de Pesquisa, o seu produto ou seu serviço na internet”
Embora atuarem na mesma Rede de Pesquisa, são coisas totalmente diferentes. Mas uma coisa é certa, ambos ajudam a colocar sua marca na SERP e o que mais interessa, no colo de possíveis clientes.
Mas qual a diferença?
O SEO faz com que seu site atue e apareça na Rede de Pesquisa de maneira orgânica (não paga) e enquanto o Google ADS, permite um resultado mais rápido nesta mesma Rede de Pesquisa, já que conseguimos segmentar por frases e palavras-chave específicas criando anúncios que promova seu site e conteúdo para aqueles que digitam as mesmas ou parecidas palavras-chave.
Mas sem dúvida, ambos os canais podem ajudar a melhorar a visibilidade do site ou da sua marca na Rede de Pesquisa e as duas trabalhadas juntas, cria-se uma presença digital forte e duradoura maximizando o potencial on-line da marca.
Técnicas de SEO
SEO possui funções únicas e é uma forma de tornar seu site atraente, rápido e otimizado para os clientes e rede de pesquisa, além de criar conteúdo que atenda às necessidades deles e os envolva. Isso não envolve apenas o conteúdo de texto, de imagens e vídeos, mas também a otimização, layout e o design do site, garantindo sempre que o mesmo seja amigável, rápido e fácil de navegar.
Anúncios patrocinados
O anúncio do Google ADS (Patrocinado) por outro lado, é uma forma de publicidade on-line e é pago sempre que uma pessoa clica no anúncio da empresa ou do site. Desta forma, o anúncio é exibido quando o potencial cliente digita uma palavras-chave específicas na Rede de Pesquisa e neste método, é permitindo segmentar por idade, interesse, região, classe social etc. Portanto, o Google Ads pode ajudar você a obter os resultados e a visibilidade desejada por palavras-chave relevante para o seu negócio, mesmo antes de ter a autoridade do site ou da empresa através do SEO.
O Google Ads ajuda com SEO?
Quando usado corretamente o SEO e o Google Ads, criamos um mecanismo forte e potente que podem funcionar muito bem juntos. Pois o SEO faz com que aconteça com precisão a classificação do site no orgânico e os Anúncios pagos, aumentam a visibilidade através das palavras-chave e este, pode direcionar tráfego pago onde ainda não tem a classificação orgânica.
O Google Ads também pode ser usado para testar palavras-chave específicas. Por exemplo, cria-se anúncios com palavras-chave que achamos relevantes para o negócio, e analisamos as taxas de conversão e de engajamento, as com melhores resultados, terão prioridade no desenvolvimento das Técnicas de SEO.
Da mesma forma, os dados de palavras-chave dos esforços de SEO também podem ser usados para encontrar as oportunidades certas para os anúncios no Google ADS.
Por fim, à medida que uma marca cria uma estratégia digital, é extremamente importante compreender as diferenças entre o Google Ads e as Técnicas do SEO na criação de uma presença na rede de pesquisa. Quanto melhor as empresas puderem utilizar de forma combinada estes dois diferentes recursos mais rápido poderá obter vantagens e consequentemente, melhores serão os resultados na Rede de Pesquisa.